sexta-feira, agosto 19, 2011

Deficientes visuais transformam lixo em vassouras no ES





Projeto ''Cega Faz'' é desenvolvido pela União dos Cegos de Vila Velha.
Eles reciclam garrafas pet e fabricam vassouras do tipo piaçava.






Quatro deficientes visuais provam que são especiais e desenvolvem um projeto sustentável em Vila Velha. Eles reciclam garrafas pet e fabricam vassouras do tipo piaçava. Com o projeto 'Cego Faz', eles superam a deficiência e resgatam a autoestima em prol da questão ambiental.
Para se produzir uma vassoura pequena são necessárias 13 garrafas pet, enquanto, para uma vassoura grande, igual às usadas pelos garis, são utilizadas 20 garrafas. ''Produzimos 1,2 mil vassouras por mês. Com esse trabalho, o deficiente percebe que ele tem valor'', afirma o presidente da União dos Cegos, Flodoaldo da Silva.
Durante o processo de reciclagem, eles cortam o fundo da garrafa, desfiam o material e depois cozinham o plástico desfiado por 30 minutos. ''É trabalhoso, mas pegamos o jeito com o tempo. E ainda contribuímos com o meio ambiente'', ressalta Paulino Xavier, um dos participantes.
A fabricação das vassouras é uma uma saída ecológica e muito rentável para as garrafas pet que virariam lixo. ''Uma garrafa plástica jogada fora só ajuda a destruir o meio ambiente. Transformamos muitas garrafas, que iam para os lixões, em ótimas vassouras. Com esse trabalho percebi o meu valor, mesmo sendo cego'', afirma Jozir Vulpe, que ficou cego aos 20 anos.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...