sexta-feira, agosto 19, 2011

Passeata abre neste domingo a semana da valorização da Pessoa com Deficiência


Neste domingo (21), acontece em Porto Alegre a segunda edição da Passeata Movimento SuperAção. É a ação mais conhecida da ONGMovimento SuperAção  e abre oficialmente a Semana da Valorização da Pessoa com Deficiência, que ocorre de 20 a 26 de agosto, promovida pela Assembleia Legislativa (ALRS), através do Programa Assemblea Inclusiva (programação abaixo), paralelo à 17ª Semana Estadual e 14ª Semana Municipal da Pessoa com Deficiência.
A concentração tem início às 10h e a passeata sairá ás 11h30min do espelho d’água próximo à UFRGS (Avenida Setembrino), no Parque da Redenção. O evento reunirá pessoas com deficiência de todo o Brasil e contará com a presença do cadeirante, idealizador e presidente da associação, Billy Saga. Após a passeata, o público poderá curtir os shows do grupo Estado das Coisas, Sombrero Luminoso e a apresentação artística do Centro Inclusivo de Artes Legato. Os organizadores esperam mais de 500 pessoas na atividade. Virão cadeirantes (já confirmados) de Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro e de Estados do Nordeste, além de cadeirantes da Argentina e um representante da Alemanha.
O tema da passeata é uma adaptação da música Mi Casa Es Su Casa, do grupo Sombrero Luminoso, com rap de Billy Saga e trova de Neto Fagundes.
A passeata reúne pessoas com e sem deficiência física. O objetivo, além de chamar a atenção para os direitos das pessoas com deficiência, é combater o preconveito. “A nossa principal ação é essa passeata, pois só botando a cara na rua é que o preconceito pode sumir”, diz a cadeirante Juliana Carvalho, que é publicitária, blogueira e apresentadora do Programa Faça a Diferença, na TV Assembleia. “Queremos celebrar a vida e a diversidade humana e mudar a visão de que uma deficiência é sinônimo de desgraça. Sabemos que será um processo longo, um trabalho de formiguinha”, avalia. O movimento defende a consolidação dos dispositivos estipulados pela Convenção das Nações Unidas sobre os direitos das pessoas com deficiência. “A convenção define que todo tipo de deficiência é agravada pelo meio, por isso a necessidade de garantir a acessibilidade e espaços que pensam em todas as pessoas”, explica Juliana.
A primeira filial do SuperAção na região sul está articulada em Porto Alegre desde janeiro de 2010, ano em que ocorreu a primeira passeata organizada pelo movimento. O movimento está consolidado em São Paulo, Rio de Janeiro e em três cidades Argentinas há oito anos. “A nossa ONG trabalha basicamente com educação por meio da arte, com a promoção de ações culturais socioinclusivas, com o objetivo de educar para a inclusão”, diz Juliana.
Programação da Semana

O Departamento de Relações Públicas e Atividades Culturais da Assembleia (DRPAC) da Assembleia promoverá uma série de atividades para marcar a Semana, todas com entrada franca. A programação inclui mostra fotográfica, exposições de pinturas, fotos e poemas, espetáculos musicais, uma oficina de dança, demonstrações de esportes paraolímpicos e um desfile de moda. Além das atrações culturais, a Assembleia vai realizar palestras, seminários e projeção de fotos. A programação completa pode ser acessada no endereço eletrônico: www.al.rs.gov.br/assembleiainclusiva <blocked::http://www.al.rs.gov.br/assembleiainclusiva> .
Em “Toda nudez vai ser revelada”, a publicitária e fotógrafaKica de Castro, que possuiu uma agência de modelos para pessoas com deficiência,desde 2007, vai apresentar fotos sensuais de mulheres com paralisia cerebral, má formação congênita, amputações, nanismo e paraplégicas. A mostra ficará aberta ao público de 22 a 26 de agosto, das 8h30 às 18h30, na entrada da Assembleia (Praça Marechal Deodoro, 101). Na sexta-feira (26), Kica vai ministrar uma palestra, Ponto S – Sensualidade, no Vestíbulo Nobre do Legislativo, a partir das 18h.
Pinturas
Ao mesmo tempo, o Espaço Novos Talentos da Assembleia abriga a exposição “Pintando com a Boca”, da artista plástica Paula Arpini. Nascida de parto prematuro, ela tem deficiência psico-neuro-motora e há 23 anos pinta com a boca, utilizando guache sobre papel. Paula exibe seus trabalhos em individuais e coletivas desde 1988. No Parlamento, o público vai poder apreciar flores multicoloridas pintadas por ela, também de segunda a sexta, das 8h30 às 18h30.
Teatro
Na segunda-feira (22), às 19h, no Teatro Dante Barone da Assembleia, o Centro Inclusivo de Artes Legato vai apresentar o espetáculo “Celebridades”, dirigido por Renata Flores, que mescla música e teatro, com um elenco de 50 pessoas. O repertório inclui canções de Carmen Miranda e Elvis Presley. A Associação Legato funciona em Canoas desde agosto de 2008 e desenvolve projetos de inclusão de pessoas com deficiência por meio da arte, reunindo crianças, jovens e adultos.
Dança
Na quinta-feira (25), a partir das 9h, no Vestíbulo Nobre da Assembleia, será realizada uma oficina de dança integrada, com a professora Carla Vendramin. A atividade vai começar com aquecimento e seguir com tarefas de improvisação com e sem objetos cênicos, composição de sequências de movimento integrado, além de composições em grupo. Formada em Fisioterapia pela FEEVALE, de Novo Hamburgo (RS), Carla é mestre em Coreografia pela Middlesex University, de Londres, na Inglaterra.
Esportes
A programação de quinta-feira (25) terá, às 14h, uma demonstração de esportes paraolímpicos, na esplanada da Assembleia, nas seguintes modalidades: basquete em cadeira de rodas (primeira a ser disputada no Brasil), esgrima em cadeira de rodas, tênis de mesa adaptado e vela adaptada. A prática de esportes paraolímpicos no Brasil foi iniciada em 1958, no Rio de Janeiro (RJ) e em São Paulo (SP). A estreia dos atletas brasileiros em competições internacionais foi em 1972. Na última edição dos Jogos Paraolímpicos, em Pequim, na China, o Brasil conquistou 47 medalhas, incluindo 16 de ouro.
Música
Ainda na quinta-feira (25), às 18h30, no Teatro Dante Barone da Assembleia, o projeto musical Sarau no Solar vai apresentar um espetáculo do pianista cego Angelin Loro. Graduado em Piano e licenciado em Música pela UFRGS, o artista é pós-graduado em Educação Especial pela PUCRS. Ele integrou por diversas vezes, como solista, a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre. Também atuou com a Orquestra Sinfônica de Brasília e fez recitais na Turquia.
Moda
Encerrando a programação, será realizado um desfile de moda, na sexta-feira (26), a partir das 19h, no Vestíbulo Nobre da Assembleia, será o primeiro desfile de Moda Inclusiva do RS. Modelos com e sem deficiência mostrarão roupas feitas sob medida e adaptadas para cada uma, conforme suas necessidades.
Atendimento Inclusivo
Antecipando as atividades da Semana da Valorização da Pessoa com Deficiência, o DRPAC organizou um curso de capacitação para o atendimento, com apoio da Escola do Legislativo. O coordenador da Divisão de Recepção e Informações, Rafael de Aguiar Pereira, explica que agora em agosto foi realizado o primeiro dos cinco módulos do curso, que será concluído até o final do ano, com o objetivo de qualificar os recursos humanos no atendimento dedicado a pessoas com deficiência.
No sábado (13) e na segunda-feira (15), no Palácio Farroupilha, três palestrantes da FADERS abordaram o histórico das lutas das pessoas com deficiência, a legislação pertinente e características de cada deficiência. Participaram da atividade estagiários e servidores que atuam na recepção da Assembleia, nas visitas guiadas pelo Solar dos Câmara, no espaço de inclusão digital AL.COM, na Escola do Legislativo, no cerimonial e na segurança do Parlamento e no Teatro Dante Barone, além de servidores da Câmara de Vereadores de Porto Alegre.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...