terça-feira, agosto 16, 2011

Festival de filmes sobre deficiência.


A 5ª edição do ‘Assim Vivemos’ tem como tema a inserção social

Rio - Preocupado com a inserção social de pessoas que têm algum tipo de deficiência e com o objetivo de abrir a mente do público, o ‘Assim Vivemos – Festival Internacional de Filmes sobre Deficiência’ chega à sua 5ª edição expandindo horizontes. Único evento brasileiro do gênero, abre as portas do Centro Cultural Banco do Brasil hoje e traz na programação, que vai até dia 28, 28 filmes de 12 países. Desta vez, também haverá sessões no Sesc de Ramos e de Madureira. “Já somos famosos no mundo. Recebemos inscrições de filmes de todo o lugar. É legal porque mostramos como outras culturas lidam com a questão”, conta Lara Pozzobom, curadora do festival.

Divididos nas categorias ficção e documentário, as produções deste ano trazem como tema a inclusão a partir das mais variadas abordagens e estéticas. “Eu destaco o filme americano ‘Incluindo Samuel’, sobre um menino que vai estudar numa escola normal. Costumam dizer que essas escolas não estão preparadas para quem têm deficiência. Mas os pais estão preparados para ter um filho assim?”, questiona Lara.

JÚRI ESPECIAL

Outro fato inédito é a participação de Breno Viola, primeiro faixa preta de judô das Américas com Síndrome de Down, no júri. “Ele é muito inteligente. O fato de convidá-lo é um avanço”, comemora Lara. Breno também é o astro do longa ‘Colegas’, em finalização, e participa de um debate dia 26 .

O festival traz todas as acessibilidades em suas sessões, sempre gratuitas: audiodescrição, catálogos em Braille, legendas Closed Caption e salas acessíveis a cadeirantes.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...