sexta-feira, março 25, 2011

Diferenças: eficiência e deficiência

Uma das grandes dificuldades da  sociedade em geral é conseguir conviver com as diferenças das pessoas. É normal adotarmos um padrão de ser humano. Mas a primeira reação  de um andante quando vê um deficiente é ter pena da condições física.

Atualmente falamos muito em inclusão social mas não colocamos em ação porque a verdadeira inclusão acontece no momento em que deixamos a teoria de lado e partimos para prática, deixando os preconceitos de lado dando oportunidade para que a pessoa com deficiência mostre sua eficiência

Eu sou deficiente com paralisia cerebral, com comprometimento motor, e trabalho com deficientes.  Sou presidente de uma associação que desenvolve esporte para deficientes. É um trabalho arduo e complicado porque temos que provar para pessoas que o deficiente é eficiente.  

Vivo a 12 anos no meio do esporte para pessoas com deficiência e a três anos atuo como presidente, durante este tempo tenho aprendido perceber que as pessoas usam o deficiente para promoção pessoal, com a desculpa que estão preocupados com inclusão, quando a intenção real é usar o deficiente para promoção pessoal, geralmente este tipo de atitude suja vem dos políticos.

DEUS quando criou o mundo e o homem deu uma missão para cada um de nós e até DEUS trabalhava com a questão das diferenças entre as pessoas, se não fosse assim não teria criado o branco e o negro o alemão o português o baixo e o  alto e assim por diante, acredite ,DEUS não faz nada por acaso porque ele é perfeito logo, tudo que ele faz, é bom e tem uma função na terra .

Sempre digo para meus atletas que não devemos reclamar por ser deficiente, temos que buscar caminhos dentro da sociedade pra superar nossos limites para que nossa eficiência supere nossa deficiência.

Uma das questões mais complicadas do homem é entender e aceitar o outro como é, pois criamos um modelo de ser humano que é imposto pela sociedade moderna, e como o deficiente não segue o padrão que a sociedade está acostumada a ver, por este motivo muitas vezes nós deficientes ficamos sem a convivência social, então começa as barreiras para mostrar a nossa eficiência.

Temos que ver a pessoa com deficiência além de sua cadeira de rodas ou além de sua limitação física, ajudandoa ela descobrir suas eficiências.  

 O que é difícil das pessoas entenderem é que o fato de estar em uma cadeira de rodas ou de ter alguma dificuldade de locomoção não é atestado de incapacidade, a cadeira ou qualquer outro equipamento que usamos é somente uma ferramenta para facilitar nossa locomoção, nada mais.

A capacidade do homem não esta diretamente ligada ao seu corpo e sim a sua mente, e a  vontade de superar os limites de seu corpo em busca de seu objetivo. Um corpo perfeito não vale  nada  se a cabeça estiver poluída de pensamentos errados e ainda ter um coração vazio de amor pelo próximo.

Talvez a potencialidade de uma pessoa com deficiência seja difícil de se ver pelo fato do processo de aprendizagem ser mais lento do que uma pessoa sem deficiência. 

Uma pessoa com deficiência tem a mesma  capacidade de aprendizado como qualquer pessoa, apenas devemos descobrir qual é o melhor método a ser utilizado para atingir a potencialidade, como é com qualquer pessoa ,
eu sou prova disso. Tenho paralisia cerebral com comprometimento motor grave mas mesmo com tudo isso  recebi um presente de DEUS, minha capacidade de apredizagem foi preservada

Com muita Persistência de minha parte e o fundamental apoio familiar, consegui terminar meu estudos.Fiz até o ensino médio em escola comum como qualquer aluno.Tinha amizade com os alunos e professores normal, apenas o método usado para me ensinar era diferente. Como não tenho coordenação para escrever com a caneta, as meninas copiavam a matéria para mim, e quando eu chegava em casa, digitava no computador e no outro dia levava para a professora fazer a correção. Na sala de aula eu prestava  atenção na explicação da matéria. Quando era dia de avaliação,eu fazia prova oral. A professora fazia perguntas relativas à matéria que ela estava ensinado e eu respondia aquilo que eu tinha entendido e no final da avaliação tinha minha nota normal como qualquer ou tro aluno. Nas provas de matemática eu fazia em dupla com alguma amiga da sala e assim foi ate o final da  conclusão dos meus estudos. Hoje tenho intenção de cursar faculdade de psicologia. Atualmente me dedico a minha associação e ao meu trabalho, fabrico carimbos, trabalho em casa e levo uma vida normal como qualquer homem.

O ponto fundamental para descobrir a eficiêcia do deficiente é dar oportunidade e acreditar que mesmo com deficiência ele tem sua parte de eficiência, basta dar oportunidade para que ele, mesmo com sua deficiência, mostre sua eficiência podendo assim superar limites em busca da igualdade.

Para se conhecer verdadeiramente a capaciadade de uma pessoa com deficiência apenas dê à ela uma oportunidade.


Felipe Codina 

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...