terça-feira, fevereiro 15, 2011

O que é preconceito contra deficientes físicos?






Preconceito, como o próprio nome diz é um conceito previamente formado de que a pessoa, no caso de um portador de necessidades especiais, não seria capaz de determinada coisa.
Subestimam a capacidade deles, pois quando falta um dos órgãos ou quando há algum problema superam através de outros.
Segundo estatística os deficientes representam 10% da população brasileira, um total de 16,5 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência, que de acordo com a lei tem direito de estudarem na escola em que escolherem, e os estabelecimentos de ensino devem providenciar os ajustes necessários (estruturais e pedagógicos) para receber tais alunos. Além disso, uma determinada porcentagem dos empregos nos setores públicos e privado é destinada a deficientes.
Porém não acontece por falta de adaptação tanto no setor educacional como o do emprego, tornando-os cada vez mais marginalizados.

É você olhar pra eles com cara de nojo. É você não se entrosar com eles por causa de seus defeitos. É você trata-los diferentes da demais pessoas. É você achar que eles não são capazes, pois eles são capazes sim. É você achar que eles não são pessoas normais só por causa da deficiência deles. Tudo isso é preconceito contra o deficiente pois trabalho em escola pra deficientes e sei que eles tem potencial e as vezes são bem melhores do que as pessoas ditas "normais".


A definição de preconcito é só uma, independente de contra o que.

Preconceito é um juízo preconcebido, manifestado geralmente na forma de uma atitude discriminatória que se baseia nos conhecimentos surgidos em determinado momento como se revelassem verdades sobre pessoas ou lugares determinados. Costuma indicar desconhecimento pejorativo de alguém ao que lhe é diferente. As formas mais comuns de preconceito são o social, racial e sexual.

2 comentários:

GLAUBENIA JUCÁ disse...

Gostaria de parabenizar seu blog!

JuhhGuerreiroLuz disse...

Bom quem convive com a realidade da deficiencia fisica sabe bem oque significa a palavra preconceito, vc limita a capacidade de uma pessoa somente de olhar pra ela?? a sociedade estabeleceu seus padroes e quem não se enquadra neles são sempre tratados como incapazes infelizmente eles tem muito mais a aprender doque eles possam imaginar como por exemplo, que vc é capaz de qualquer coisa independente de sua condição fisica tudo exatamente tudo na vida depende unica e exclusivamente de vc mesmo e mais nada, não existem pessoas limitadas existem pessoas que não são verdadeiramente capazes de lutar o suficiente para buscar os seus limites pois se fizessem isso veriam que ele não existe!! beijos adorei to seguindo

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...