segunda-feira, fevereiro 28, 2011

ESPORTE ADAPTADO




basquete170x110.jpg
O Programa Esporte Adaptado vem ajudando a promover espaços de socialização, através de atividades físicas recreativas e de lazer. O supervisor de Paradesporto da Secel, Henrique Gurgel, explica que o projeto não é voltado apenas para quem deseja competir. “O programa foi idealizado para a reabilitação das pessoas com deficiência ou para quem deseja praticar alguma atividade física ou esportiva”, afirma. Segundo Lídio Andrade, professor do Núcleo que funciona na Faculdade Católica,  “Tem alguns que participam e não querem saber de competição. É apenas qualidade de vida para eles”, afirma. 

Além disso, o Esporte Adaptado fortalece a autoestima e autonomia das pessoas com deficiência. Para o maior ganho é a com relação a autoestima. “Eles se sentem de volta a sociedade”, afirma Lídio. Os alunos ganham uniformes, material esportivo e cadeiras adaptadas, cedidas por uma parceria com a Associação Desportiva dos Deficientes do Estado do Ceará (ADECE).

Uma média de duzentos alunos participam de atividades de musculação, futsal para deficientes visuais, basquete para cadeirantes e natação em quatro núcleos da cidade. “A nossa meta é ampliar o atendimento para 400 alunos em 2011”, afirma Henrique. 

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...