segunda-feira, fevereiro 13, 2012

QUANTAS CALORIAS SE QUEIMA EM UMA CADEIRA DE RODAS

 Uma pessoa que usa cadeira de rodas manual pode queimar até 120 calorias em meia hora, enquanto caminha a 3 km/h em uma superfície plana, que é três vezes mais do que alguém fazendo a mesma ação em uma cadeira de rodas motorizada.
Isso baseia-se em um recente artigo de revisão do Professor David Bassett Jr., da Universidade de Tennessee. Ele calcula os custos de calorias de várias atividades físicas para pessoas que usam cadeiras de rodas manuais e os resume em uma única fonte. O artigo foi publicado na Quarterly Atividade Física Adaptada.
A revisão deve ser útil para aqueles que querem criar questionários de atividade física e desenvolver recomendações para pessoas com deficiência. Ele também mostra a pessoas com deficiência que podem obter benefícios de saúde, os quais são aumentados quando se exercitam de forma moderada ou vigorosa, disse Bassett.
Pode ser simplesmente empurrando sua cadeira junto enquanto leva seu cão para uma caminhada, ou jogar basquete de cadeira de rodas, mas a mensagem é de que existe uma possibilidade de gastarem um número significativo de calorias.
Bassett foi co-autor de outro documento intitulado "Compêndio de Atividades Físicas de 2011" para pessoas saudáveis. O estudo, que foi financiado pelo Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos, contém uma lista de atividades que é atualizado continuamente e é amplamente utilizada. Mas ele viu a necessidade de desenvolver um recurso comparável para aqueles que usam cadeiras de rodas.
A revisão contou com mais de 250 estudos com dados de gasto energético em atividades físicas de indivíduos que usam cadeiras de rodas. Eles identificaram 63 atividades, que incluem situações de sedentarismo, tarefas domésticas, transporte/locomoção, e exercício.
O Departamento de Saúde dos EUA e Ciências Humanas recomenda que os adultos com deficiência devem receber pelo menos 150 minutos por semana de exercício moderado ou 75 minutos de exercício vigoroso por semana. A sugestão é a mesma para pessoas não cadeirantes.
Segue uma lista parcial de atividades relacionadas com cadeira de rodas e sua queima calórica (realizada por um adulto com aproximadamente 70 quilos em 30 minutos):
• Assistir TV: 40 kcal
• Ténis de mesa: 80 kcal
• Passar aspirador: 98 kcal
• Basquetebol (arremesos): 116 kcal
• Basquetebol (jogo): 221
• Tenis: 149 kcal
Referência do estudo:
Scott A. Conger, David R. Bassett, Jr. A Compendium of Energy Costs of Physical Activities for Individuals Who Use Manual Wheelchairs. Adapted Physical Activity Quarterly, 2011.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...