terça-feira, abril 26, 2011

Atletismo Adaptado


As provas de atletismo adaptado podem ser disputadas por atletas com qualquer tipo de deficiência (cegos, amputados, paraplégicos, tetraplégicos e pessoas com paralisia cerebral) em duas categorias, masculina e feminina. Os atletas são divididos em classes, de acordo com o seu grau de deficiência, competindo entre si nas provas de pista, campo e maratona.
Esta modalidade desportiva sofre frequentes modificações, visando possibilitar melhores condições para o seu desenvolvimento, englobando alguns objectivos, como por exemplo: a melhoria e o desenvolvimento da auto-estima e da auto-imagem, o estímulo à independência e à autonomia, a socialização com outros grupos, o desenvolvimento das habilidades motoras e funcionais para melhor realização de actividades da vida diária, etc...
Um grande exemplo de sucesso é o caso do atleta Mário Trindade, que apesar da rasteira que o destino lhe pregou e das dificuldades que enfrenta para se adaptar a uma nova vida, encontrou no desporto um meio de integração social que melhorou muito a sua vida.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...