sexta-feira, setembro 30, 2011

David Brasilino "Eu sou um Vencedor".

DAVID BRASILINO ESSE CARA REALMENTE É UM VENCEDOR

Sei é bem assim, o medo chega e aflição
destrói as bases que sustentam o coração
Sei é bem assim, é tão difícil suportar
o medo, a dor e essa lágrima no olhar
Não sabes mais o que fazer
nem mesmo para onde ir
a única certeza é que chegou ao fim

Mas se Deus mudou a minha vida
também vai mudar a tua história
Deus não deu seu único filho
pra morrer por nós em vão outrora
Derramou seu sangue carmesim
por você e também por mim
Você não nasceu para sofrer
Hoje Deus vai te fazer feliz
Vai te arrancar do fundo do poço
te reerguer, te fazer um vaso novo
vai mostrar pra todos teus inimigos
que ele sempre esteve contigo
e eles irão olhar e vão dizer
como é que isso pode acontecer
ele estava caído, derrotado
Hoje esta de pé, fortificado.

E você vai cantar do outro lado
o hino da vitória
Só o Senhor é Deus
Só Deus é o Senhor
Se ele te prometeu
se considere muito mais que vencedo
r

quinta-feira, setembro 29, 2011

Seleções de vôlei sentado disputam vaga para a Paraolimpíada em Mogi das Cruzes

Mogi das Cruzes recebe até este sábado (01/10) o Campeonato Parapan-Americano de Vôlei Sentado Feminino. O evento, organizado pela Associação Brasileira de Vôlei Paraolímpico (ABVP) com apoio da Prefeitura, está sendo disputado no ginásio do Clube de Campo e reúne representantes de Brasil, Estados Unidos, Canadá e Colômbia. A competição é classificatória para a Paraolimpíada de Londres, em 2012.




Como as americanas são as atuais campeãs mundiais e paraolímpicas, elas já estão classificadas para Londres-2012. Assim, a outra vaga para a Paraolimpíada será disputada entre as três seleções restantes.
“É muito importante que a cidade receba eventos como este, que reunirá algumas das principais seleções do mundo de vôlei sentado. A Administração Municipal, por determinação do prefeito Marco Bertaiolli, vem realizando um trabalho forte no paradesporto e esta competição vem a somar nesse esforço”, destacou o secretário municipal de Esporte e Lazer, Nilo Guimarães.
O secretário lembrou que a Prefeitura possui núcleos em diversas modalidades voltadas às pessoas com deficiência. No Ginásio Municipal de Esportes “Professor Hugo Ramos”, por exemplo, 40 pessoas praticam bocha paraolímpica sob a coordenação do campeão paraolímpico Dirceu José Pinto. Além disso, Mogi das Cruzes foi escolhida como local de treinamento para seleções brasileiras de várias modalidades antes de competições importantes.
“O investimento no paradesporto é importante porque promove a qualidade de vida para as pessoas com deficiência, tirando-os de casa e promovendo sua socialização”, explicou Nilo.
O presidente da Associação Brasileira de Voleibol Paraolímpico (ABVP), Amauri Ribeiro, agradeceu a acolhida da competição pela cidade e o apoio recebido da Prefeitura e da iniciativa privada. O campeão olímpico de 1992 e medalha de prata em 1984 com a seleção de vôlei destacou que o Brasil é um dos favoritos a conquista a vaga para Londres.
“Como os Estados Unidos já estão classificados e são os favoritos para ficar com o título, devemos brigar pela vaga diretamente com o Canadá, já que a Colômbia é uma seleção nova, formada recentemente. Estamos bastante otimistas”, disse Amauri.
O ginásio do Clube de Campo de Mogi das Cruzes fica na rua Duarte de Freitas, 133 – Parque Monte Líbano. (LM)

terça-feira, setembro 27, 2011

Doação de Cadeiras de Rodas beneficia 205 portadores de necessidades especiais do Amapá

No último sábado, dia 24, o Programa de Ajuda Humanitária de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias realizou a doação e entrega de 205 cadeiras de rodas, numa parceria com o CREAP – Centro de Reabilitação do Amapá e mais as prefeituras de Macapá, Laranjal do Jari, Mazagão, Porto Grande, Ferreira Gomes e Afuá.




A cerimônia de entrega foi realizada no Teatro das Bacabeiras e contou com a presença várias autoridades, entre elas: Ely da Silva Almeida - secretária de Inclusão e Mobilização Social do Governo do Estado do Amapá, a vice- prefeita - Helena Guerra, a diretora do CREAP - Lidiane Dias, prefeitos e prefeitas da região, promotores, secretários, vereadores, entre outros.

A entrega das cadeiras de rodas foi memorável e envolveu todos na alegria de dar e receber. Podia-se ver o sorriso radiado em seus rostos, os olhos lagrimejando. Foi uma oportunidade única de seguir o exemplo do Salvador.
Durante a Cerimônia, o Presidente Campos recebeu da Exma. Sra Prefeita de Laranjal do Jari, Euricélia Cardoso, um diploma de agradecimento pela doação das cadeiras de rodas ao seu município. A prefeita durante a sua fala chorou, ela que mesmo antes do evento sempre apoiou a obra missionária em seu município, onde hoje tem um grupo. 

Ademais, fomos abrilhantados com os hinos cantados pelos irmãos: Angela Mendes, Pamela Barbosa, pres. Dalton Barbosa, Joel Nascimento e no órgão Jean Jansen.





A imprensa também confirmou presença nesse dia de celebração para 205 cadeirantes e seus familiares. O Programa de Doação de Cadeiras de Rodas faz parte de um Programa Mundial da Igreja que já doou desde 2004 mais de 500 mil cadeiras de rodas em todo o mundo, que mobiliza milhares de voluntários de todas as idades, membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, no Brasil.

sexta-feira, setembro 23, 2011

AFINAL O QUE É LIBRAS?





 Língua Brasileira de Sinais





LIBRAS, ou Língua Brasileira de Sinais, é a língua materna dos surdos brasileiros e, como tal, poderá ser aprendida por qualquer pessoa interessada pela comunicação com essa comunidade. Como língua, esta é composta de todos os componentes pertinentes às línguas orais, como gramática semântica, pragmática sintaxe e outros elementos, preenchendo, assim, os requisitos científicos para ser considerada instrumental lingüístico de poder e força. Possui todos os elementos classificatórios identificáveis de uma língua e demanda de prática para seu aprendizado, como qualquer outra língua. Foi na década de 60 que as línguas de sinais foram estudadas e analisadas, passando então a ocupar um status de língua. É uma língua viva e autônoma, reconhecida pela lingüística. Pesquisas com filhos surdos de pais surdos estabelecem que a aquisição precoce da Língua de Sinais dentro do lar é um benefício e que esta aquisição contribui para o aprendizado da língua oral como Segunda língua para os surdos.

Os estudos em indivíduos surdos demonstram que a Língua de Sinais apresenta uma organização neural semelhante à língua oral, ou seja, que esta se organiza no cérebro da mesma maneira que as línguas faladas. A Língua de Sinais apresenta, por ser uma língua, um período crítico precoce para sua aquisição, considerando-se que a forma de comunicação natural é aquela para o qual o sujeito está mais bem preparado, levando-se em conta a noção de conforto estabelecido diante de qualquer tipo de aquisição na tenra idade.

quinta-feira, setembro 15, 2011

Sensacional... amor de pai....


Um dia o filho pergunta ao pai: Pai, vens correr comigo a maratona?O pai responde que sim, e ambos correm a primeira maratona juntos. 
Um outro dia, volta a perguntar ao pai se quer voltar a correr a maratona com ele, ao que o pai responde novamente que sim. Correm novamente os dois. Certo dia, o filho pergunta novamente ao pai: Pai, queres correr comigo o Ironman?(O Ironman é o mais difícil...exige nadar 4 km, andar de bicicleta 180 km e correr 42 ). 
E o pai diz que sim. Isto é tudo muito simples...até que se vejam estas imagens...fantástico! 

terça-feira, setembro 13, 2011

Palestra de Mara Gabrilli emociona

A palestra realizada pela deputada federal Mara Gabrilli (PSDB) emocionou os participantes do seminário que o PSDB está promovendo em São Caetano, especialmente porque grande parte da plateia era formada por cadeirantes, como ela. 

Mara contou sua história e discorreu sobre várias transformações que ocorreram na cidade de São Paulo a partir de projetos e leis de sua iniciativa a respeito de acessibilidade, no seu mandato como vereadora. Eleita deputada federal, levou os mesmos projetos e lei para serem agora seguidos e aplicados em todo o País, o seu desejo maior.

Durante a palestra, Mara elogiou a sensibilidade do prefeito José Auricchio Jr., de São Caetano, por ter criado a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência ou Mobilidade Reduzida. Segundo a deputada, a preocupação de Auricchio a respeito do assunto é coisa rara em outros municípios.

A deputada descreveu seus projetos de acessibilidade versando sobre calçadas, rampas, elevadores, sanitários e adaptação de todos meios de transportes para facilitar o acesso dos portadores de deficiências. Informou que também criou uma lei que obriga os estabelecimentos públicos ou privados que atendem pessoas, a terem um intérprete do código de Libras (Linguagem de Sinais).

Segundo Mara, há no país 40 milhões de brasileiros que sofrem discriminação por sofrerem alguma deficiência. No seu entender, aos poucos eles estão conseguindo ser respeitados como cidadãs e cidadãos, no trabalho e também na prática de esportes. "Atualmente - disse - muitos deficientes que viviam trancafiados em suas casas, despertaram para a vida e para a alegria de viver em sociedade".
No final da apresentação, Mara foi aplaudida de pé, por longos minutos, pelo público. O ciclo de palestras promovido pelo PSDB será concluído no próximo dia 19 com palestra do deputado estadual e secretário de Meio Ambiente do Estado, Bruno Covas.

sábado, setembro 10, 2011

ATITUDE É TUDO

‎"Uma mulher acordou uma manhã após a
quimioterapia, olhou no espelho e percebeu... 
que tinha somente três fios de cabelo na 
cabeça.
Bom (ela disse), acho que vou trançar meus 
cabelos hoje.
Assim ela fez e teve um dia maravilhoso.
No dia seguinte ela acordou, olhou no espelho e 
viu 
que tinha dois fios de cabelo na cabeça.
Hum (ela disse), acho que vou repartir meu 
cabelo 
no meio hoje.
Assim ela fez e teve um dia magnifíco.No dia seguinte ela acordou, olhou no espelho e 
percebeu que tinha um único fio de cabelo na 
cabeça.
então ela disse hoje vou pentear meu cabelo de lado 
Assim ela fez e teve um dia divertido.
No dia seguinte ela acordou, olhou no espelho e percebeu que não havia um único fio de cabelo na 
cabeça.
Yeeesss !!!!!!!!!! Hoje não tenho que pentear meu cabelo."



ATITUDE É TUDO!!!

quinta-feira, setembro 08, 2011

Daniel Dias representa o Brasil no Dia Paraolímpico em Londres

Para celebrar o Dia Internacional Paraolímpico, a capital britânica preparou uma grande festa, que reúne alguns nomes do paradesporto mundial, nesta quinta-feira. Entre os melhores atletas do planeta, o brasileiro medalhista paraolímpico Daniel Dias participa dos festejos.
"Fico até sem palavras. É uma grande honra para mim poder representar uma nação, como o povo brasileiro, e mais ainda os atletas e pessoas com deficiência. Fiquei bastante honrado por ter sido convidado para fazer parte deste momento", afirmou o nadador.
A Trafalgar Square será o grande palco das comemorações. Além da exibição de 10 modalidades - entre elas atletismo, basquete em cadeira de rodas, halterofilismo e tênis de mesa - todos os 20 esportes que integram o programa de competições dos Jogos Paraolímpicos 2012 serão apresentados.
"O Brasil está se preparando para galgar nova posição no quadro geral de medalhas dos Jogos Paraolímpicos. Ficamos em nono em Pequim (2008) e planejamos ficar entre os sete melhores em Londres 2012. Este é nosso maior objetivo no ano que vem. É uma grande satisfação poder participar desta festa que celebra o Dia Internacional Paraolímpico e ter um dos nossos maiores atletas representando a nação brasileira", ressaltou o presidente do Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB), Andrew Parsons.
O dia 29 de agosto foi marcado pelo inicio da contagem regressiva de um ano para os próximos Jogos Paraolímpicos. Com um número recorde de 150 países participantes com 4.200 atletas - a serem convocados - as Paraolimpíadas de Londres 2012, entre os dias 29 de agosto e 9 de setembro, terão mais de 500 medalhas de ouro em jogo em 21 modalidades.
Brasil participa de Seminários de Chefes de Missão em Londres
Representantes e chefes de missão de 108 Comitês Paraolímpicos Nacionais (NPCs) estão reunidos em Londres para seminários e workshops sobre os preparativos para os Jogos Paraolímpicos 2012.
Organizado pela Academia do Comitê Paraolímpico Internacional (IPC), o workshop, que segue até esta sexta-feira, tem como objetivo capacitar os líderes e mostrar a responsabilidade que terão pela frente, até os Jogos 2012. Entre os assuntos abordados estão credenciamento, uniformes das delegações, classificação funcional e acesso aos locais de competição.
"Esta é a primeira vez que organizamos um workshop como este e estamos muito contentes com o número de chefes de equipes presentes. Ao oferecer esta oficina, esperamos poder apoiar os NPCs na preparação para os Jogos Paraolímpicos de Londres no próximo ano", afirmou o CEO do IPC, Xavier Gonzalez.
Ingressos começam a ser vendidos na sexta
Os ingressos para os Jogos começarão a ser vendidos no dia da festa do Dia Internacional Paraolímpico, nesta sexta-feira e segue até o dia 26 de setembro pela internet. Serão cerca de 2 milhões de bilhetes, sendo que mais de um milhão de pessoas se cadastraram no site demonstrando interesse na compra.
As competições acontecerão em 14 locais diferentes e os preços dos ingressos para as competições variam de 10 euros (pouco mais de R$23) para adultos e 5 euros (pouco mais de R$11) para menores de 16 anos e maiores de 60. O valor dos bilhetes para as cerimônias de abertura e encerramento começam em 20 euros (pouco mais de R$46) e chegam a 500 euros (pouco mais de R$ 1.160)

Relógio para deficientes visuais

O designer Jung Hoon Lee criou um relógio especial para ajudar deficientes visuais a identificarem as horas. O conceito do relógio mostra as horas por meio de alteração da temperatura em sua superfície.
Existem outras opções úteis para conferir as horas, através de voz, por exemplo. Mas, em geral, o design dos relógios é pobre. Lee resolveu mudar um pouco esse padrão ao criar um relógio que, além de unir a utilidade de auxiliar a leitura das horas, traz também muita beleza.
O nome do relógio é Rub Feel Know. As horas são mostradas em dois círculos, um para a hora e outro para os minutos, com os ponteiros na posição convencional. Cada um dos círculos possui uma textura e posição específicas. O círculo das horas apresenta o triplo da temperatura do círculo dos minutos, a fim de facilitar a identificação.
O círculo das horas é o do centro, com o indicador côncavo e a uma temperatura de 37ºC. Já o dos minutos é mais fino e fica em volta do das horas; possui indicador convexo e temperatura de 12°C.

Noivos com deficiência auditiva se casam em cerimônia especial na BA



Casal oficializou união na noite de quarta-feira, em Salvador.
Eles namoram há quatro anos e se conheceram durante o carnaval.


Um casal com deficiência auditiva se casou em cerimônia realizada na noite de quarta-feira (7), em Salvador. Os noivos recorreram a intérpretes de libras, língua brasileira de sinais, para entender as palavras do padre.

A noiva, Juliana Deiró, perdeu a audição aos dois anos, por conta de uma meningite. Aos 23, realizou o sonho de se casar. “Meu coração parece que vai explodir, sair pela boca. Eu não tenho nem palavras para poder me expressar”, diz através da intérprete.

O pai da noiva, Júlio César Queiroz, fala orgulhoso sobre a filha no altar. “Ela é perfeita, melhor não poderia ser, é maravilhosa!”, conta. Juliana e o noivo Claudio Brito namoram há quatro anos e se conheceram durante o carnaval. “Nos olhamos e começamos a namorar na hora. A gente ficou e, naquele ficar, estamos juntos até hoje. É difícil de explicar. É para sempre, até que a morte nos separe”, revela o rapaz.

Toda a cerimônia foi acompanhada por dois intérpretes. O que o padre e os noivos diziam ia sendo traduzido. “É uma grande responsabilidade interpretar um casamento. Seria interessante se em todos os locais tivesse esse tipo de acessibilidade, porque não é só em uma igreja que os surdos se deparam com a falta de comunicação ou barreiras linguísticas. As pessoas surdas enfrentam isso em todos os locais da sociedade. Ainda bem que existe uma legislação que ampara eles e oferece o direito de terem intérpretes em todos os locais”, explica a tradutora Talita Araújo.
"É preciso amar para compreendermos as pessoas com sinais mais fáceis, o amor”, diz o padre Everaldo Souza.
Casados, Juliana e Claudio saíram da igreja animados para o começo de uma vida juntos. “Para o amor, basta abrir o coração. A união que existe entre as pessoas com surdez é uma coisa muito bonita. Todos eles estão juntos, dando força”, conta a mãe da noiva, Ângela Deiró..
 

quarta-feira, setembro 07, 2011

Comissão aprova exigência de informação em braile em remédio e alimento

Hoje, os consumidores com deficiência visual só podem ter acesso às informações básicas sobre uso e prazo de fabricação e validade sobre os produtos por intermédio de outras pessoas.


A Comissão de Defesa do Consumidor aprovou recentemente o Projeto de Lei 2385/07, da deputada Ana Arraes(PSB-PE), que obriga as empresas produtoras de medicamentos, alimentos e material de limpeza a utilizarem a escrita em braile nas embalagens de seus produtos para fornecer informações básicas sobre uso e prazo de fabricação e validade.

O relator da proposta, deputado Roberto Santiago (PV-SP), apresentou parecer favorável. Segundo ele, não consta, nas normas legais e infralegais sobre rotulagem, embalagem e publicidade de alimentos, medicamentos e saneantes, a exigência de fornecimento de informações relevantes em braile. “A proposição em análise tem o mérito de preencher tal lacuna”, disse. Ele ressalta que os consumidores com deficiência visual hoje só podem ter acesso às informações sobre os produtos por intermédio de outras pessoas.

No caso dos medicamentos, entretanto, regulamento técnico da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) estabelece que bulas em formato especial devem ser disponibilizadas gratuitamente pelas empresas titulares do registro do medicamento, quando houver solicitação da pessoa com deficiência visual. Segundo o regulamento (Resolução 47/09), a pessoa pode requerer a bula em meio magnético, óptico ou eletrônico, em formato digital ou áudio, impressa em braile ou com fonte ampliada, conforme sua escolha e necessidade.

A resolução regulamenta o Decreto 5.296/04, que obriga a indústria de medicamentos a disponibilizar, quando houver solicitação, exemplares das bulas dos medicamentos em meio magnético, braile ou em fonte ampliada.

Tramitação
O projeto tem caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. 

DrawBraille: o telefone celular feito sob medida para deficientes visuais

Cada vez mais, os fabricantes de telefones celulares estão abrindo os olhos para os deficientes físicos - principalmente os visuais. Um designer chamado Shikun Sun entrou na onda e criou o DrawBraille, um aparelho voltado para aquelas pessoas que não enxergam.

Segundo o 
DesignBuzz, o celular usa o alfabeto Braille impresso na superfície do telefone. No DrawBraille, o usuário precisa apenas deslizar o dedo pela superfície, já que há 210 pontos na área mecânica. Esses pontos correspondem aos 35 símbolos do alfabeto Braille, divididos em 5 linhas. Com isso, os deficientes podem acessar o menu, agenda de contatos, ler e-mails e SMSs, e-book e até mesmo navegar pela internet.

O cego também pode ter acesso, por exemplo, ao status de carga da bateria através das teclas em Braille. Ainda é possível bloquear o teclado, localizar estabelecimentos e até usar o telefone como music player.

Maceió ganha primeiro centro de reabilitação visual do Nordeste


Centro oferecerá de consultas a cirurgias oculares, gratuitamente
Danielle Silva
Uma boa notícia para pacientes com baixa visão e cegos no Estado de Alagoas. O Centro de Reabilitação Visual (Cervi), localizado no bairro do Farol, foi habilitado pelo Ministério da Saúde, na última sexta-feira, dia 12 de agosto, para prestar serviços através do SUS. A implantação é garantida segundo a portaria nº 3128/08 do Ministério da Saúde, que estabelece a criação e incentivo financeiro para implantação das redes estaduais de serviços de reabilitação para pessoas com deficiência.
Segundo o secretário de Atenção à Saúde, Helvécio Magalhães Júnior, a partir de agora a entidade poderá ampliar o atendimento à população, oferecendo serviços de oftalmologia especializada. “Não faltarão recursos. A presidente Dilma Rousseff tem a saúde como prioridade em seu governo e nós queremos, ainda durante o mandato dela, habilitar novos centros de reabilitação visual e outros ligados às demais deficiências. O Cervi é o primeiro centro de reabilitação do Nordeste, o 11º do Brasil e o trabalho desenvolvido aqui é muito importante”, comentou.
A entidade funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e está localizado na Rua Albino Magalhães, nº 135, no bairro do Farol.

Detran divulga orientações para retirar CNH para deficientes físicos de Pernanbuco




Para dar entrada no documento basta ser maior de 18 anos, saber ler e escrever e comparecer a algum ponto de atendimento do DETRAN-PE portando original e cópia do RG e do CPF. A única diferença é a passagem pela junta médica especial. A análise consiste em verificar a extensão da deficiência, além do desempenho do candidato e indicar, se necessária, a utilização de um veículo adaptado.

Para dar início às aulas práticas, é preciso procurar um Centro de Formação de Condutores (CFC) que possua o veículo com a adaptação recomendada. Em 2010, a Junta Médica Especial do DETRAN-PE realizou 1.450 exames de candidatos à CNH Especial. Aos motoristas que se tornaram deficientes depois de já ter a CNH, é importante se submeter à junta médica especial, a fim de verificar se a capacidade de dirigir foi afetada.

Carros adaptados – Pernambuco registra, hoje, um total de 185 veículos com a observação de ‘adaptado’. No entanto, os carros conduzidos por deficientes físicos não se limitam a essa quantidade. Isso, porque, muitas das especificações recomendadas são sanadas através de modelos com câmbio e embreagem automáticos de fábrica.

Isenção de tributos – A isenção de impostos na compra de veículos é um direito concedido às pessoas com deficiência física, visual, mental severa ou profundas ou autistas que estejam incapazes de dirigir automóveis comuns, conforme diz a Lei nº 10.690/2003. O benefício varia para o deficiente condutor e não condutor e pode servir para o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), Imposto sobre Circulação de Mercadoria e de Serviço (ICMS), Imposto sobre propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e para o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). Atualmente, existem no Estado, por exemplo, 2.315 veículos com isenção de IPVA.

Para dar entrada na isenção de impostos, o usuário deve se encaminhar até a gerência de psicomédica do DETRAN-PE, com o laudo médico e exames complementares, com a cópia do RG, CPF ou CNH, CRLV, e submeter-se a junta médica com especialista do órgão a fim de obter o Laudo de Perícia Médica, que atesta a deficiência física e indica o tipo de veículo e suas características especiais necessárias. Mais detalhes podem ser conferidos no:http://migreme.net/17wn

Infraestrutura–O DETRAN-PE conta com rampas, corrimãos, banheiros adaptados, vagas de estacionamento para deficientes, além de um elevador plataforma na sede do órgão.

terça-feira, setembro 06, 2011

APRENDENDO A VIVER SEM AS MÃOS


Por Flávio Peralta

No dia 21 de agosto de 1997 seria o dia em que mudaria toda a minha vida.
Trabalhava em uma empresa que fazia troca de transformador de alta tensão. Logo após o almoço saímos para fazer uma troca em uma chácara. Chegando ao local preparamos todas as ferramentas para executar o serviço. Logo em que subi a escada seria o momento em que levaria um choque de 13.800 volts,ficando pendurando ao poste e preso ao cinto, o que evitou que caísse lá de cima. Graças à equipe de resgate, que chegou logo ao local, eu fui retirado de cima.
Aí começaria toda uma longa historia em minha vida. Chegando ao hospital com os braços queimados e parte do pé esquerda machucado, fui parar direto na UTI, mas a preocupação não seria essa no momento, mas sim com a parte interna do meu corpo. Meu rim não estava funcionando e se ele não funcionasse eu estaria morto hoje. Fazia três dias que estava urinando sangue, mas graças a Deus ele começou a funcionar. Após passar isso, a nova preocupação seria em tentar recuperar os meus braços que estavam queimados, devido ao choque. Mas, infelizmente não teria, mas jeito e a única possibilidade seria a amputação dos braços. Eu estava inconsciente e não sabia o que estava acontecendo. A autorização para fazer a amputação ficou para os meus pais. O que não deve ter sido muito fácil para eles.
Após fazerem a amputação houve uma infecção nos braços e tive que voltar para a sala de cirurgia para amputar mais uma parte dos braços.
Depois começou a parte dos curativos. Quando a enfermeira chegava no quarto dava vontade de sair correndo. Com os braços abertos para fazer a limpeza senti uma dor insuportável. Então colocavam gazes na minha boca para poder gritar de dor e para que as outras pessoas não se assustassem com os meus gritos.
Passou a fase de curativos. Agora seria o momento de fazer uma plástica no que restou. O médico tirou a pele da minha perna para fazer o enxerto nos braços. Para essa cirurgia foi necessário ficar no hospital uns 40 dias.
Após a recuperação viria o momento de deixar os braços preparados para colocação das próteses. Mas, meu braço esquerdo, o qual sobrou o cotovelo, teria que aumentar mais ou menos 6 cm, através da colocação de um aparelho, chamado Ilizarove
Nesta cirurgia, coloca-se um aparelho com um monte de ferro dentro do osso. Nesse momento as dores foram insuportáveis. Mas, deu tudo certo. Quando fui tirar este aparelho tive um choque anafilático, causado pela anestesia. E lá fui eu parar na UTI de novo. Ocorreu tudo bem e fui embora no outro dia.
Agora teria que fazer um enxerto na pele que estava fina se não suportaria a prótese.
Vamos lá de novo para cirurgia. O médico tentou tirar a pele da barriga, mas houve rejeição. Tive então, que colar o braço na barriga por 30 dias. Aí, deu certo. A pele da barriga foi parar na ponta do braço. Essa cirurgia existe a mais de 50 anos. Depois de tudo isto já tinha feito mais de 11 cirurgias. e estava pronto para fazer colocação das próteses.
Hoje vivo muito bem sem os meus braços e a cada dia agradeço a Deus por ter me dado minha vida de volta.
Independente de ser um deficiente físico, amputado, hoje percebo que qualquer pessoa está sujeita a muitos preconceitos. Esses sempre vão existir.
Depois de ter passado por uma experiência como essa, dou valor muito mais na vida.
Consegui colocar minhas próteses e me adaptei muito bem.
Estou casado após o acidente e sou pai de um menino. E lutei muito para idealizar o site
À partir de 2006 iniciei a carreira de palestrante, fazendo palestras na área da segurança do trabalho e Sipat/Cipa.
Tive o privilégio de criar a cartilha “Vamos Praticar Segurança no Trabalho e ser o autor do livro Amputados Vencedores – Porque a Vida Continua, lançado em 2010.

POR TUDO ISSO, AGRADEÇO AOS MEUS PAIS, MEUS FAMILIARES E AMIGOS PELO APOIO E PELA FORÇA QUE ME DERAM.

TAMBÉM AGRADEÇO ÀS PESSOAS QUE ME FIZERAM DESCOBRIR O QUE ERA O AMOR: A MINHA ESPOSA JANE E AO MEU FILHO VINICIUS.

ONU elogia projeto de Curitiba para pessoas com deficiência.


Acessibilidade em sistema de transporte público foi citado em relatório da Organização Mundial da Saúde em Relatório Mundial sobre o tema.


O primeiro Relatório Mundial sobre Deficiência, divulgado nesta quinta-feira, pela Organização Mundial da Saúde, OMS.
Segundo a agência da ONU, mais de 1 bilhão de pessoas vivem com alguma deficiência em todo o mundo. Quase 20% delas enfrentam barreiras como discriminação, falta de serviços como saúde e informação além de desemprego.

Algum Ponto da Vida
Mas o documento, que foi compilado com a ajuda do Banco Mundial, também traz boas notícias. A acessibilidade do sistema de transporte público de Curitiba, no Paraná, por exemplo, foi citada como exemplar pelo relatório.
A diretora-geral da OMS, Margaret Chan, disse que “em algum ponto da vida, quase todos terão algum tipo de deficiência permanente ou temporária. E que por isso, é importante acabar com discriminações.
A especialista em crianças com autismo, Siglia Pimentel Höher Camargo, disse à Rádio ONU, do Texas, que o relatório pode ajudar em uma das maiores dificuldades na área, que é a inclusão das crianças na sociedade e no sistema educacional.

Escolas Especiais
“Em geral essas crianças são excluídas, segregadas em escolas especiais. Em alguns casos isso não é ruim, já que elas podem precisar de um foco mais específico para lidar com as dificuldades que elas possuem, mas muitas vezes, nós também excluímos o acesso dessas crianças à educação, a uma sociabilização junto com as crianças com desenvolvimento típico”, disse.
O relatório faz recomendações aos governos e parceiros para que providenciem às pessoas com deficiência acesso a serviços básicos e que façam investimentos em programas específicos e campanhas de conscientização.

Zumbido
Vários especialistas passaram a considerar o zumbido ou tinitus como deficiência. O sintoma, gerado também por perda auditiva, afeta pelo menos 350 milhões de pessoas em todo o mundo, muitas delas de forma severa.
A otorrinolaringologista e especialista em zumbido, Tanit Ganz Sanchez, falou à Rádio ONU, de São Paulo, sobre como as pessoas podem se proteger do problema.
De acordo com a OMS, pessoas com deficiência enfrentam ainda barreiras sociais como o desemprego. Apenas 44% estão empregadas, a taxa representa quase o dobro entre as pessoas que não têm deficiência.

Através do tênis, jovem iraquiana supera amputação e perda da família.

SUPERAÇÃO

Zainab Khadim Alwan perdeu as pernas, após um míssil cair sobre a sua casa durante a guerra. Hoje, em cadeira de rodas, ela é bicampeã nacional

Ser uma menina de 15 anos não é fácil. Viver em um país em guerra, também não. Mas, através do esporte, uma adolescente iraquiana venceu todas as adversidades e deu um novo significado para a palavra superação.

- Eu estava em casa com minha família no dia 27 de dezembro, três dias antes do Festival Eid Adha, quando ouvi mísseis sendo disparados na vizinhança de Shhuhadaa, em frente a nossa casa. Fomos ver o que tinha acontecido quando um míssil caiu no meio da nossa casa. Corremos para a porta, mas antes de alcançá-la outro míssil nos atingiu – conta Zainab Khadim Alwan.

Com apenas 15 anos, a menina perdeu a irmã, a cunhada e as duas pernas quando um míssil atingiu a casa onde morava durante a guerra do Iraque. Muito abalada, a jovem desistiu da escola e quase abdicou da própria vida.

- Eu queria fechar meus olhos e morrer para sair daquela vida miserável. É muito duro para um garota de repente perceber que falta parte de seu corpo. Eu sentia que minha vida estava destruída – relembra.

Mas, através do esporte, ela encontrou forças para seguir em frente. Tentou várias opções e se apaixonou pelo tênis. Hoje, ela é a única mulher na seleção iraquiana de tênis em cadeira de rodas e bicampeã nacional, tendo vencido os campeonatos na categoria individual em 2008 e 2009.

- Depois de 3 meses, pensei em me envolver com algum esporte. Me ofereceram a chance de tentar praticar esgrima, basquete e tênis. Depois de conversar com os treinadores eu decidi escolher o tênis, me apaixonei à primeira vista. Era bem difícil no início. Era difícil aceitar a deficiência e sentar numa cadeira de rodas, mas agora consegui alcançar meu sonho – comemora.

sábado, setembro 03, 2011

Boa alimentação é fundamental na reabilitação de pessoas com deficiência


Além dos exercícios da fisioterapia e a da terapia ocupacional, a boa alimentação tem importante papel no processo de reabilitação.
Devido às limitações físicas, é essencial que pessoas com deficiência ou com sequelas de um Acidente Vascular Cerebral (AVC) tenham uma alimentação balanceada, pois a dificuldade em perder peso pode prejudicar a reabilitação.
Segundo a coordenadora da Nutrição da Rede de Reabilitação Lucy Montoro, ligada à Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Sofia Boschetti, é muito comum que pacientes com lesão medular apresentem excesso de peso. “Na fisioterapia, o paciente com sobrepeso pode ter dificuldade em ficar de pé e sobrecarregar o joelho, impedindo a continuidade do tratamento”, exemplifica Sofia.
Além da prevenção à obesidade, outra linha de tratamento é a dietoterapia. Trata-se de orientações baseadas no peso e nos hábitos alimentares do paciente para evitar problemas cardiovasculares e casos de hipertensão.
“Quem já sofreu um AVC não está livre de outro. Nesses casos, preparações ricas em sódio, como feijoada, mortadela, macarrão instantâneo, hambúrguer e temperos devem ser evitados”, aconselha a nutricionista.

Sofia acredita que a obesidade pode ser fruto não só da má alimentação. “Os pacientes ficam ansiosos e exageram no consumo. Muitos dizem que já têm muitos problemas e ignoram o sobrepeso”. O ideal é que o paciente tenha uma dieta saudável e não ganhe peso.

sexta-feira, setembro 02, 2011

II Jogos Aquáticos do Ceará


No último dia 13 de agosto, aconteceu na Unifor o II jogos aquáticos do Ceará, modalidade natação paraolímpica. Cerca de 62 inscritos, de nove entidades, participaram do evento nas classes S1 A S14 (deficiência física, visual e intelectual). As provas e classificação funcional dos atletas foram de acordo com os critérios de classificação do Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB).

Segundo o diretor técnico da Federação Cearense de Desportos Aquáticos (FCDA), Guillermo Sanchis, o evento foi um sucesso, podendo ser classificado como uma das  melhores competições  paraolímpicas já realizadas no Ceará. “Avalio essa competição como o melhor evento de natação  paraolímpica já realizada dentro do estado do Ceará, pelo  nível de organização, número de atletas e entidades participantes”, declarou Sanchis.

A grande campeã da competição foi a Associação Cearense do Esporte  Adaptado (ACEA), com 325 pontos; seguida do Projeto Faça do Deficiente um Atleta (PFDA), em  segunda colocada, com 154 pontos; e da Associação dos  Deficientes Motores (ADM), terceira colocada, com 122 pontos. A competição foi uma realização da  Federação Cearense de Desportos  Aquáticos (FCDA), com a co-realização da Associação Cearense do Esporte Adaptado (Acea), e o apoio da prefeitura de Fortaleza, através da Secretaria de  Esporte e Lazer (Secel).


PRECONCEITO COM OS DEFICIENTES

1.0 O que é deficiência
A Deficiência é o termo usado para definir a ausência ou a disfunção de uma estrutura psíquicafisiológica ou anatômica. A expressão pessoa com deficiência pode ser aplicada referindo-se a qualquer pessoa que possua uma deficiência. Contudo, há que se observar que em contextos legais ela é utilizada de uma forma mais restrita e refere-se a pessoas que estão sob o amparo de uma determinada legislação.
O termo deficiente esta sendo usado para denominar 

pessoas com deficiência, mas tem sido considerado inadequado, pois o termo leva consigo uma carga negativa depreciativa da pessoa, fato que foi ao longo dos anos se tornando cada vez mais rejeitado pelos especialistas da área e em especial pelos próprios portadores. Atualmente a palavra é considerada como inapropriada, e que promove o preconceito em detrimento do respeito ao valor integral da pessoa.
1.1 Barreiras para a inclusão social
Atualmente a sociedade não està preperada para 

receber pessoas com dificuldades de locomoção e por isso elas enfrentam barreiras para utilizar os transportes públicos e para ter acesso a prédios públicos, inclusive escolas e hospitais.
Hoje em dia muitas pessoas nao tem tempo de ter um cuidado especifico com os portadores de deficiencia, e por isso elas acabam sendo fechadas do mundo.como sabemos isso está errado poque elas geralmente presisam ter um cuidado maior especializado seja para terapia, fisoterapia,estimulação motora e o mais importate lidar com sua deficiencia e desenvolver suas potencialidades.
1.2 A punição ao discriminador
Em um mundo cheio de incertezas, o homem está sempre em busca de sua identidade e almeja se integrar à sociedade na qual está inserido. Há, no entanto, muitas barreiras para aqueles que são portadores de deficiência, em relação a este processo de inclusão. Geralmente, as pessoas com deficiência ficam à margem do convívio com grupos sociais, sendo privados de uma convivência cidadã. No Brasil, a Lei Federal n° 7853, de 24 de outubro de 1989, assegura os direitos básicos dos portadores de deficiência. Em seu 8º artigo constitui como crime punível com reclusão (prisão) de 1 a 4 anos e multa, qu m:e
1.3 Legislação brasileira
1.Recusar, suspender, cancelar ou fazer cessar, sem justa causa, a inscrição de aluno em estabelecimento de ensino de qualquer curso ou grau, público ou privado, porque é portador de deficiência.
2.Impedir o acesso a qualquer cargo público porque é portador de deficiência.
3.Negar trabalho ou emprego, porque é portador de deficiência.
4.Recusar, retardar ou dificultar a internação hospitalar ou deixar de prestar assistência médico-hospitalar ou ambulatória, quando possível, a pessoa portadora de deficiência.
1.4 Direitos de pessoas portadoras de deficiência“As pessoas deficientes têm o direito inerente de respeito por sua dignidade humana. As pessoas deficientes, qualquer que seja a origem, natureza e gravidade de suas deficiências, têm os mesmos direitos fundamentais que seus concidadãos da mesma idade, o que implica, antes de tudo, o direito de desfrutar de uma vida decente, tão normal e plena quanto possível.” - (Resolução ONU N° 2.542/1975, item três).
1.5 Conseqüências para o discriminado
A pessoa com deficiência quando é discriminada ela se sente mal mas quando é discriminada por mais de uma vez ela tem vontade de se isolar da sociedade porque ela tem medo de ser humilhada na frente de todos, e então com isso essa pessoa tem de enfrentar por vários processos de terapia para aprender a lidar com isso porque é uma coisa que acontece muito atualmente em nosso país.

1.6 Tipos de deficiência
Deficiência Física é a alteração completa ou parcial de um ou mais segmentos do corpo humano, acarretando o comprometimento da função física, apresentando-se sob a forma de paraplegia, paraparesia, monoplegia, monoparesia, tetraplégica, tetraparesia, triplegia, triparesia, hemiplegia, hemiparesia, amputação ou ausência de membro, paralisia cerebral, membros com deformidade congênita ou adquirida, exceto as deformidades estéticas e as que não produzam dificuldades para o desempenho de funções.
Deficiência Auditiva é a perda parcial ou total das possibilidades auditivas sonoras, variando de graus e níveis na forma seguinte: de 25 a 40 decibéis (dB) - surdez leve; de 41 a 55 dB - surdez moderada; de 56 a 70 dB - surdez acentuada; de 71 a 90 dB - surdez severa; acima de 91 dB - surdez profunda; e anacusia.
Deficiência Visual é a acuidade visual igual ou menor que 20/200 no melhor olho, após a melhor correção, ou campo visual inferior a 20º (tabela de Snellen), ou ocorrência simultânea de ambas as situações.
Deficiência mental é quando o funcionamento intelectual significativamente inferior à média, com manifestação antes dos dezoito anos e limitações associadas a duas ou mais áreas de habilidades adaptativas, tais como: comunicação, cuidado pessoal, habilidades sociais, utilização da comunidade, saúde e segurança, habilidades acadêmicas, lazer e trabalho.
Deficiência múltipla é a associação de duas ou mais deficiências
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...